Páginas

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Causas da estria, por Dra. Roberta Damico

Causas da estria
Sua etiologia é bastante discutida e controversa existindo assim 3 teorias para tentar explicá-la.
A primeira e mais aceita é a teoria mecânica. Nesse caso acreditasse que as estrias são consequências de um período rápido de crescimento da derme o que resultaria em danos (ruptura e perda) nas fibras elásticas da pele. Esse “crescimento rápido” pode ser observado em alguns casos, por exemplo, a distensão abdominal devido ao crescimento do feto na gestante, ou ainda a excessiva deposição de gordura no tecido adiposo nas pessoas obesas.

Por volta de 1.900 observou-se o aparecimento de estrias em algumas patologias distintas como a febre tifóide e febre reumática. As estrias apareceram após o tratamento com hormônios adrenais corticais. Nesse momento surgiu a teoria endocrinológica. Surgiram muitos estudos a respeito da ação dos hormônios na pele, e pode-se observar que em alguns adolescentes, não obesos, as estrias apareceram devido a alteração hormonal, estando relacionadas com o alto nível de esteroides.

Dra. Roberta C. Damico - Crefito 3/50012-F | Fisioterapia - Universidade Paulista/UNIP | Pós Graduação em Fisiologia e Biomecânica da Atividade Fisica, Avaliação e Reabilitação - FMU/SP-Hospital das Clínicas | Fisioterapia Dermato-Funcional/CBF | Diversos Cursos: RPG, Aurículo Terapia Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário