Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Hidratação capilar


Por: Catherine Fabbron | Farmacêutica Industrial  CRF-SP 32756
De maneira geral, hidratar significa aumentar a quantidade de água, por isso o hidratante é um produto capaz de aumentar a quantidade de água presente no cabelo.
Os produtos enxaguáveis são mais eficientes se os ativos possuem a capacidade de se ligarem ao cabelo. Ativos muito solúveis em água saem durante a lavagem. Portanto os produtos leave in são mais eficientes que os enxaguáveis porque os ativos ficam nos fios.
A quantidade de água nos cabelos varia em função da umidade relativa do ar, ou seja, o aumento na umidade aumenta o conteúdo de água dos fios e essas reações de perda ou ganho de água ocorrem rapidamente.
O conteúdo de água do cabelo aumenta e diminui em todos os processos de lavagem do cabelo. Lavar os cabelos com água fria favorece o intumescimento, por esta razão não é interessante utilizar água muito quente para lavar os cabelos e secá-los com calor favorece a perda de água.
O cabelo descolorido seca mais rápido que o cabelo sem processamento porque a superfície do fio torna-se mais hidrofílica após o processamento e a água espalha-se mais uniforme na superfície dos fios, o que resulta na evaporação mais rápida da água.
Como o aumento no conteúdo de água altera as propriedades internas e externas dos fios de cabelo, existe uma quantidade ideal de água que o cabelo (não danificado) deve conter em uma determinada faixa de umidade relativa do ar. Acima ou abaixo desta quantidade é prejudicial. Nessa condição são encontradas as melhores propriedades mecânicas dos fios.
O que se pode dizer a respeito do conceito de hidratação é que um bom hidratante para o cabelo é uma substância capaz de manter o conteúdo de água dos fios independentemente das variações na umidade relativa do ar.
Fonte: www.guiadesaloes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário