Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Proteínas e aminoácidos em produtos capilares


Por: Catherine Fabbron | Farmacêutica Industrial  | CRF-SP 32756 |
Tanto se houve falar que é importante o uso de proteínas e aminoácidos nos produtos cosméticos capilares para recuperação de danos, condicionamento, hidratação, brilho e maciez que vamos relatar um pouco do que se tratam tais substâncias.
Todas as proteínas são compostas de aminoácidos unidos através de ligações peptídicas para formar as cadeias poliméricas. Cada três aminoácidos formam um peptídeo e vários peptídeos formam a cadeia peptídica.
As proteínas podem ter origem animal ou vegetal.
As proteínas e os aminoácidos podem interagir tanto na superfície quanto no interior dos fios de cabelo.  Na parte superficial (na cutícula) dos fios promovem o brilho, a maciez, a penteabilidade e o volume. No interior dos fios (no córtex) atuam nas propriedades mecânicas do cabelo proporcionando hidratação, pois aumentam a capacidade de retenção de água nos fios.
As proteínas que possuem maior peso molecular formam filme na superfície do fio e aumentam o condicionamento.
As alterações da estrutura do cabelo por meio dos processamentos químicos e da radiação UV alteram as quantidades de proteínas que interagem com os fios.
As proteínas quando hidrolisadas podem constituir peptídeos ou até mesmo aminoácidos. O processo de hidrólise das proteínas aumenta a capacidade de retenção de água. Os hidrolisados de proteínas podem ser usados na grande maioria dos produtos para cabelo e possuem alta afinidade pela queratina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário